Falha em parte do sistema foi registrada na segunda-feira (29) e adiou envio de cápsula com suprimentos para a estação. Estação Espacial Internacional da Nasa sofre apagão no espaço
Uma queda parcial de energia atinge a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde a segunda-feira (29), segundo a Nasa, a agência especial americana. Um defeito em um disjuntor causou a queda de parte dos canais de energia da estação.
O lançamento de uma cápsula com suprimentos para a estação especial estava agendado para a quarta-feira (1º) mas foi remarcado para ocorrer depois de sexta-feira (3) por conta da falha.
Tripulantes da estação estão usando um braço robótico para tentar substituir o equipamento danificado. Não há risco imediato para os seis astronautas que moram atualmente na estação, de acordo com a Nasa.
A eletricidade na estação espacial é fornecida por oito painéis solares instalados no exterior da estrutura. A energia gerada pelas placas é encaminhada para o laboratório por meio de quatro switches, equipamento semelhante a um disjuntor. Apenas um deles apresentou defeito. Como consequência, dois dos oito canais de energia da ISS deixaram de funcionar.
O lançamento de uma cápsula de carga para a estação marcado para quarta-feira (1º) foi adiado porque, para capturar a cápsula e receber os suprimentos, os astronautas utilizam um braço robótico que foi afetado pela queda de energia.

from G1 > Ciência e Saúde https://glo.bo/2LfFexj